O curso de Bacharelado em Violão da UFRJ foi criado pelo professor Turíbio Santos, em 1980, tornando-se a primeira faculdade do Brasil a possuir tal curso. Desde então é referência no ensino do instrumento, assim como na atuação em projetos de pesquisa e extensão universitária. A coordenação do projeto de extensão “Violões da UFRJ” é do prof. Bartholomeu Wiese e direção musical do prof. Celso Ramalho. Nesta página, compartilhamos algumas contribuições do grupo para a pesquisa e prática do violão.
Parcerias
Associação do Movimento de Compositores da Baixada Fluminense (AMC). A parceria entre o Violões da UFRJ e a AMC se deu através do professor Bartholomeu, que na década de 90 já participava das ações da AMC, atuando como músico e professor. O contato entre os grupos se dá através de encontros para troca de experiências sobre a prática do instrumento e ideias de composição musical. Saiba Mais.
Camerata de Choro Orsina da Fonseca. Projeto criado pelo programa “Orquestra nas Escolas”, com realização da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro. A parceria acontece através de encontros entre o Violões da UFRJ e a Camerata, onde são realizados ensaios e a criação de novos arranjos musicais para incrementar o repertório em comum entre os dois grupos. Saiba Mais.